Bate-bola com o Pinguim

|
Entrevistamos o pinguim para saber qual sua opinião sobre algo presente na vida de cada ser humano: a energia elétrica. Sem ela, não poderíamos fazer mais da metade do que fazemos todos os dias.

Pergunta ao pinguim:
- Em que momentos do dia e em que tipo de atividade você faz uso de alguma forma de energia? 

Pinguim responde:
- Desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, utilizando-se da energia para passar nosso café da manhã, para estudar, ou trabalhar e para toda e qualquer atividade de nosso cotidiano.

Pergunta ao pinguim:
- Como seria seu dia ou sua semana se não houvesse energia elétrica?
Pinguim responde:
- Desde que a energia elétrica foi inventada, o progresso tem se dado constantemente e até cada vez maior, porém se não houvesse a mesma, voltaríamos ao princípio e tentaríamos nos habituar, já que tudo é uma questão de adaptação.

Pergunta ao pinguim:
- Quais seriam as consequências se houvesse um corte de uma hora na energia no Brasil?
Pinguim responde:
- As consequências de um corte relâmpago de energia podem ser variados. Se esse apagão durasse cerca de uma hora, as consequências, dentre as várias, poderiam ser: 
~ Eletrodomésticos danificados; 
~ Incêndios; 
~ Hospitais em pane; 
~ Pessoas presas em elevadores; 
~ Problemas na telefonia; 
~ Dificuldade em restaurantes; 
~ Redução dos lucros de uma empresa, pela falta de produtividade;
Se houvesse uma diminuição maior no abastecimentos de energia, os resultados seriam desastrosos:
~ Milhões de pessoas ficariam sem água;
~ Haveria problemas bancários ao nível de transações; 
~ Restaurantes e lanchonetes parariam;
~ Alimentos estragariam;
~ Indústrias diminuiriam, ou então parariam, drasticamente sua produção;
~ entre outros.
Esses fatos, por sua vez, acarretariam em uma enorme queda do capital, fazendo com que o preço das mercadorias aumentassem e consequentemente os impostos. Mas a forma como a falta de energia atingirá os setores de serviço é muito incerta. As empresas reduzem a oferta de produtos e a falta de mercadorias poderia gerar inflação.

O pinguim nos apresentou essa estimativa do uso de energia elétrica em cada aparelho doméstico. Através dela, podemos analisar quanto cada aparelho que temos dentro de casa utiliza de energia e gasta na nossa conta de luz.

 

II Feira Interdisciplinar do Bom Conselho

|

No dia 2 de julho, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho pôde nos dar a oportunidade de organizar uma feira cujo tema era "Economia e vida: a sustentabilidade para garantir a biodiversidade". Assim, cada grupo -por volta de 4 ou 5 integrantes- tiveram que sub categorizar algum outro tema que se relacionasse com o tema principal. Eu, Jéssica, Isadora e Eduarda escolhemos o tema "Ecologia: a importância sócioeconômica e ambiental da biodiversidade", enquanto a Lisiane trabalhou o tema "Biocombustíveis". Além de toda a integração, podemos perceber que ambos os grupos debateram um tema em especial: a importância da preservação de recursos visando a preservação do meio ambiente e como isso colaboraria para a reversão de fatos como aquecimento global.




Por Adriano