Hipocrisia humana

|

É o que vocês querem para si? Bem... nós dispensamos.

Postado por Lisiane

Aquecimento Global, suas consequencias no Brasil

|

No programa “Fantástico” do dia 10/10 da emissora de TV Rede Globo, foi apresentado o primeiro episódio do quadro Vigilantes do Clima, que tem como objetivo fazer estudos sobre as consequências do aquecimento global em nosso país.

No centro do Brasil, por exemplo, a usina hidrelétrica de Manso está funcionando apenas com dois de quatro geradores, pois o volume de água utilizada para gerar energia está abaixo de 50%.Até o momento, os pesquisadores Carlos Nobre, climatologista, David Zzee, oceanógrafo e Carlos Joly, biólogo, concluíram que é necessário um período de observação da área, para entender se é algo passageiro ou se poderá ser caracterizado como uma mudança climática.

A seguir, um vídeo explicando melhor o objetivo dos cientistas no estudo destas mudanças, e maiores detalhes sobre o exemplo supracitado e outros.

Nosso Brasil é abençoado, pois raramente pode ser observado algum desastre ambiental ou alguma mudança climática drástica, o que difere o país de outros, que podem chegar ao extremo com catástrofes ambientais. Porém, há algum tempo é visto que houveram terremotos em algumas áreas brasileiras, assim como ciclones e outros desastres, o que leva os brasileiros a tentarem entender o que pode estar acontecendo. O estudo feito poderá saciar inúmeras dúvidas perante o assunto, e nos levará a uma maior compreensão sobre as consequencias do aquecimento global no Brasil.

Fonte: G1, Fantástico

Postado por Lisiane

Aquecimento global. Nosso verde tem salvação?

|
De acordo com o site G1, sim, pois o aquecimento global pode causar um crescimento mais rápido das árvores e aumentar a duração das temporadas propícias a seu desenvolvimento.

Para realizar a pesquisa, os cientistas do Centro de Investigações Ambientais Smithsonian (Maryland) reuniram dados coletados em árvores de 55 bosques diferentes do leste dos Estados Unidos, além de informações de 100 anos de medições meteorológicas e de 17 anos de medições de emissões de gás carbônico.
Segundo os resultados, o crescimento recente das árvores "superou os valores esperados", provavelmente por causa das mudanças climáticas.
"Sabe-se que o aumento das temperaturas, da duração do período de crescimento e das emissões de CO2 influenciam a fisiologia das árvores", destaca o estudo.
Concretamente, as temperaturas mais altas aceleram o metabolismo das árvores, enquanto que o aumento do nível de gás carbônico na atmosfera ajuda seu crescimento, graças a um processo chamado de fertilização carbônica (que favorece a fotossíntese e a produção de biomassa vegetal.

Devem ser realizados estudos mais aprofundados para determinar se esses resultados ocorrem em uma escala maior e também as consequências do crescimento das árvores.


Fonte: G1 Globo

Será que existe um meio de salvação da nossa biodiversidade? Do nosso ecossistema? Do nosso planeta Terra? De nós, seres humanos?

Fica a dica: Pare. Reflita. Mude. Porque o planeta também é SEU.
Postado por: Jéssica Savi

Cidade do Reino Unido usa esgoto tratado para aquecer casas

|
O Reino Unido foi o primeiro país a utilizar um gás fabricado a partir de seus próprios resíduos humanos e fornecidos através da rede nacional para aquecer seus lares. A ideia surgiu a partir de chefes de família de Didcot, cidade inglesa no condado de Oxfordshire.
Até 200 casas em Oxfordshire irão utilizar biometano feito a partir de esgoto que haviam descartado pela descarga durante as três semanas anteriores. O esgoto é limpo antes de ser transformado em biometano útil.
As empresas da área British Gas, Thames Water e Scotia Gas Networks têm a esperança de lançar o mesmo processo em todo o Reino Unido. Segundo uma perspectiva da União Europeia, até 2020, 15% da energia produzida pela Grã-Bretanha virá de fontes renováveis.
O diretor de tecnologia, energia e inovação da British Gas, Orrill Martin, afirma que "o fornecimento de gás através da rede nacional foi um passo lógico na oferta energética do país para cumprir esses objetivos. Ele acrescenta que os clientes não tem necessidade alguma de se sentirem enjoados, muito pelo contrário; eles devem estar orgulhosos de participar do esforço de reciclagem incomum." Também afirma que a população nem notará qualquer diferença já que a energia renovável não tem odor e a infraestrutura para entregar o gás já está pronta. Todo o processo deve levar cerca de 23 dias desde a descarga até o retorno como fonte de energia.


Fonte: Hypescience

Depoimento: Mãe de duas crianças, Kathryn Rushton, de 45 anos, está entre os pioneiros cujo fornecimento de gás vem de esgoto. “Eu falei a meus filhos sobre a origem da energia e primeiro eles torceram os narizes”, conta. “Mas depois eles pensaram melhor e viram que é uma ótima ideia”.
“É feita a partir de algo que todos nós produzimos e é renovável. Estamos lutando para encontrar fontes de energia, de modo que devemos usar tudo o que pudermos. Eu sou definitivamente uma defensora dessa”, assegura.

Outras empresas de energia também anunciaram seus planos para injetar biometano direto para a rede no futuro. A United Utilities planeja servir 500 casas em Manchester utilizando o mesmo sistema empregado em Oxfordshire.O esquema de US$ 4,3 milhões entraria em vigor na metade de 2011. [BBC]
Fica a dica: Reflita. Pare. Mude. Porque o planeta também é seu.

Publicado por Jéssica Savi